Top 10: Os Melhores Quadrinhos de 2014

O blog andou um pouco devagar devido às férias, mas estamos voltando com tudo a partir desta semana. E vamos começar com um assunto que sempre gera interesse, ao mesmo tempo em que sempre gera polêmica, um Top 10 das histórias em quadrinhos publicadas no Brasil em 2014.

Um pouco atrasado, eu sei! Muita gente já publicou as suas listas por aí, mas listas são sempre legais! Mesmo assim, nunca é fácil criar uma lista destas. Sempre acaba ficando algo de fora e alguém sempre vai reclamar, mas a graça é justamente essa.

Fique à vontade para concordar, discordar e deixe o seu Top 10 nos comentários!

#10 – Urtigão 50 Anos de diversos autores: Esta edição merece ser comemorada por trazer de volta um dos personagens Disney mais queridos por estas bandas, o Urtigão. Comemorando 50 anos, o caipira mais rabugento de Patópolis ganhou uma edição caprichada, cheia de curiosidades e com um ótimo apanhado de histórias de todas as suas fases nos quadrinhos. Confira o review completo AQUI.

top 10 - 10 - urtigao 50 anos

#09 – Beladona de Ana Recalde e Denis Mello: O primeiro quadrinho independente da lista. Esta premiada HQ online de horror sobre uma garotinha perdida em um mundo de pesadelos ganhou sua versão impressa já no finalzinho de 2014 durante a CCXP 2014. A HQ foi financiada através do Catarse e publicada pela AVEC Editora.

top 10 - 09 - beladona

#08 – Os Invisíveis Vol.1 – Revolução de Grant Morrison, Steve Yeowell, Jill Thompson e Dennis Cramer: Finalmente pudemos ver Os Invisíveis ser publicado por aqui com o devido respeito. A série sobre o grupo anarquista secreto que luta para libertar a mente humana de forças opressoras de outra dimensão, escrita por Grant Morrison teve a sua “primeira temporada” toda publicada por aqui em 2014.

top 10 - 08 - os invisiveis

#07 – Quad 2  de Diego SanchesEduardo SchaalEduardo Ferigato e Aluísio C. Santos: 2014 foi o ano em que abracei de vez o Catarse. Andei um pouco afastado das HQs independentes, mas enquanto a gente “amadurece” acaba se cansando um pouco dos quadrinhos mainstream e suas “grandes sagas” e acaba buscando materiais mais originais. Neste caso, um rico universo sci-fi futurista criado por este quarteto de amigos.

top 10 - 07 - quad2

#06 – Planetary Vol.4 – Arqueologia Espaço Temporal de Warren Ellis e John Cassaday: Abril foi um mês importante para os quadrinhos em 2014. Entre outras coisas, foi o mês em que finalmente o leitor brasileiro pôde ver sendo concluída por aqui uma das séries em quadrinhos mais brilhantes deste século, Planetary. Uma daquelas HQs que você lê, relê e não se cansa nunca!

top 10 - 06 - planetary

#05 – Violent Cases de Neil Gaiman e Dave McKean: A primeira parceria entre o escritor Neil Gaiman, criador de Sandman, e o artista Dave McKean de Orquídea Negra, conta a história de um garoto e o osteopata de Al Capone e foi devidamente republicada no Brasil em uma edição remasterizada e caprichadíssima da Editora Aleph. Compre AQUI.

top 10 - 05 - violent cases

#04 – Astronauta – Singularidade de Danilo Beyruth e Cris Peter: A aguardada continuação da primeira Graphic MSP, Astronauta – Magnetar, saiu já próximo do fim do ano e trouxe a belíssima arte de Beyruth em uma ficção de primeira, mostrando que o mercado brasileiro está sim procurando histórias de qualidade que saiam do lugar comum dos super-heróis.

top 10 - 04 - singularidade

#03 – Do Inferno de Alan Moore e Eddie Campbel: A história definitiva sobre Jack, O Estripador já havia sido publicada aqui no início da década passada pela Via Lettera em edições que já se encontram esgotadas por aí. Eis que surge a editora Veneta e republica a história em uma belíssima edição em volume único e uma capa dura belíssima. HQ de primeira com qualidade à altura.

top 10 - 03 - do inferno

#02 – Miracleman de Alan Moore e Gary Leach: Finalmente os leitores poderão acompanhar aquela que é uma das melhores séries de super-heróis de todos os tempos. Apesar de Moore exigir que seu nome não saia na revista, que foi substituído por um bizarro “O Escritor Original”, Miracleman é a semente daquilo que o autor viria a se tornar no futuro: sinônimo de quadrinhos excelentes. Porém, nem tudo são flores e a Panini optou por não publicar Miracleman em encadernados e a conta no final pode sair um pouco alta.

top 10 - 02 - miracleman

#01 – A Saga do Monstro do Pântano – Livro Um de Alan Moore, Stephen Bissette e John Totleben: As histórias desta série de encadernados são um marco nas histórias em quadrinhos. Elas não só revelaram para o mundo Alan Moore como o gênio que é como também revolucionaram a maneira de se contar histórias de terror. Além de reformular um personagem relativamente esquecido, o Monstro do Pântano, e torna-lo uma das criaturas mais queridas da nona arte. Os fãs pediram e a Panini finalmente trará a fase de Moore à frente do Monstro na íntegra. Em três encadernados já deu pra ver quanta coisa foi editada ou pulada pela Abril lá nos anos 80. O único senão fica por conta do material escolhido. Estas histórias mereciam ser lançada no formato Definitivo.

top 10 - 01 - monstro do pantano

2014 foi um ano excelente para o mercado de quadrinhos no Brasil. Foram diversas coleções novas, reedições muito aguardadas, conclusões inéditas e muita coisa nova estreando em bancas e livrarias. Mais do que tudo, o ano que passou foi o ano dos independentes. O Catarse bombou de quadrinhos e o Artists Alley foi uma das atrações mais comentadas da CCXP 2014. Que 2015 consiga, se não superar, pelo menos chegar perto do seu antecessor, como uma ótima “continuação”!